Você conhece o funil de vendas? Técnica utilizada no marketing multinível, ele separa em quatro partes a intenção de compra, e em cada etapa há algumas técnicas específicas para se obter sucesso até a etapa “mais alta” do funil. Abaixo iremos falar melhor sobre cada parte de um funil de vendas e o que você pode fazer para que ela seja perfeita.
- O funil de vendas

Vamos primeiro pensar em todas as partes de um funil de vendas. Imagine um funil voltado com a boca para baixo. Agora divida-o em quatro partes, onde a da base será “Prospectar”. Logo acima dela está a aba “Apresentar”, em seguida a aba “Lidar com objeções” e por fim a menor delas que é a aba “Fechar”.
- Prospectar
É necessário antes de mais nada que se encontre pessoas que possam ser seus possíveis clientes.
E para isso é necessário que você crie um atrativo para seu produto, como por exemplo, disponibilizar algum conteúdo grátis que provoque o possível comprador e o faça cadastrar-se para receber mais informações sobre o produto ou receber suas newsletters.
O que importa é que você gere contatos que possam ser convertidos em clientes.
É na etapa de prospecção que entram em partida os leads, que irão medir a quantidade de visitantes que podem ser transformados em clientes de seu site, portanto, busque as ferramentas mais eficientes possíveis na geração de leads, e mantenha o layout de seu site de divulgação atrativo e agradável na navegação.
Tenha atenção também a um bom conteúdo, pois tudo isso fará com que seu visitante se interesse por seu produto.
- Apresentar
Agora você já possui possíveis clientes, então é chegada a hora de tentar vender. E há diversas formas eficientes de fazer isso, seja por meio de vídeos divulgando seu produto, por email marketing, o que importa é que aí a sua visibilidade fique maior, assim como as informações sobre o que você está vendendo.
A pessoa já caiu na “isca”, agora é a hora de dar o melhor possível na apresentação do produto. Uma boa ideia é se utilizar de boas técnicas de vendas para tal, como fazer perguntas aos clientes que sejam respondidas com “sim”, e sejam favoráveis à compra de seu produto. Outra coisa interessante de se fazer é a de criar email marketing realmente eficientes.
Não trate seu email marketing como se fosse um spam, portanto, procure mesclar escrita e imagens, para que assim possua uma visualização agradável e continue investindo de vendo em pompa no conteúdo.
Nessa etapa, quando pensamos em marketing digital, estamos pensando naquela em que o visitante já se tornou um possível cliente.
Ele assinou a sua newsletter, ele demonstra interesse pelas informações do produto, mas ainda não fechou a venda. É por exemplo quando ele já baixou o seu e-book gratuito ou se cadastrou para ver uma série de vídeos que ensina algo, mas que ainda não é o produto final.
Nessa etapa não há muito o que se fazer a não ser apresentar o melhor produto possível. Pense em todas as dúvidas que as pessoas podem ter com relação ao produto e já deixe-as bem clara nessa apresentação e continue instigando a pessoa a comprar.
- Lidar com objeções
Apesar de terem conhecido o seu produto, ainda assim os clientes continuarão não comprando, é onde surgirão as dúvidas com relação aos produtos para assim verificar se o produto realmente atenderá a necessidade delas.
Seja atencioso, coloque-se no lugar dos clientes, seja detalhista na explicação, a palavra-chave aqui é mostrar segurança, para assim as pessoas realmente entenderem que está sendo vendido algo que atenderá prontamente as necessidades delas. Crie um relacionamento positivo com os clientes nessa etapa.
Esteja disponível para dúvidas, responda todas prontamente, mostre que você realmente se importa com o seu cliente e a qualidade daquilo que ele está recebendo.
- Fechar
Hora de fechar a venda! Mas não acaba por aí. Para fidelizar um cliente, não faça a venda e simplesmente suma depois.
Procure sempre saber se está tudo bem, se a pessoa está se utilizando bem do produto, esteja aberto à críticas e sugestões, etc.
Por mais que essa seja a parte do lucro de ambos os lados, onde tanto você realiza sua venda quanto o cliente adquire algo que irá suprir uma necessidade, ela também é a hora de fidelização e estreitamento da relação entre vendedor e cliente, que pode te gerar recomendações e assim mais vendas!
Essas são as melhores dicas para se criar um funil de vendas de sucesso.
Aproveite também para se inteirar de todas as formas possíveis de prospecção na Internet, ou seja, conheça todas as formas possíveis de se divulgar um produto na Internet, assim como os melhores sites de hospedagem e criação do site de seu produto e aqueles que dão facilidade na hora da compra.
Boas vendas!
Temos tem o curso academia do importador Conheça aqui.
Deixe um comentário