Iniciar uma carreira empreendedora na Twitch não é nada fácil. Na maioria das vezes, exige um certo grau de paciência para não desistir e continuar produzindo material com alto nível de dedicação e qualidade.
Apesar das dificuldades de se impor em uma rede de streaming com mais de 100 milhões de usuários por mês, são vários os exemplos de personalidades famosas nesse meio que investiram na carreira como streamer e hoje são referência no assunto.
Um bom exemplo de coragem e dedicação é do canadense Arlie Shaban, que largou o emprego para investir na carreira de streamer como competidor de poker em tempo integral. Em 2014, ele foi um dos participantes mais populares na versão canadense do Big Brother, e foi justamente através dessa experiência que ele tomou o gosto pelo poker. Com estilo extrovertido e bem-humorado, ele atrai milhares de seguidores (mais de 13 mil) e tira situações adversas “de letra”.
“Sempre soube que ia dar uma oportunidade ao stream, comecei ficar obcecado com a Twitch e decidi que queria ser um streamer e que nada ficaria no meu caminho”, relata o canadense. Em março, Shaban causou espanto no universo da Twitch ao praticar esse esporte de cartas durante 1.000 horas ao longo de 125 dias consecutivos — com recorde de 43 horas seguidas.
“Esta é de longe a coisa mais difícil que já fiz na minha vida! O meu primeiro stream na Twitch foi no dia 6 de novembro de 2017, nos próximos 125 dias eu transmiti por 1000 horas! Hoje é meu primeiro dia de folga em mais de 4 meses”, comentou Shaban em sua conta no Twitter.
Ainda no Twitter, ele escreveu sobre sua rotina durante os 125 dias — que renderam uma média de oito horas por dia até atingir o objetivo — e deu relatos sobre alguns sacrifícios que teve que fazer para seguir firme na meta.
“Eu fui para a academia por 3-4 vezes por semana durante os primeiros 40 dias e comi da melhor maneira possível. Entre o 40º e o 80º dia fui ao ginásio uma ou duas vezes por semana e comecei a me alimentar de pão, macarrão, queijo etc … Entre o 80º e o 100º dia praticamente parei de fazer ginástica. Nos últimos dias, fiz o meu melhor para sobreviver. Ao todo, bebi mais de 600 garrafas de água”, relatou Shaban.
Outro caso de um streamer que largou uma carreira em outro setor para seguir no mundo online é do português Ricardo Sousa “Zorlakoka”. Ele, que tinha aspirações de ser um enfermeiro veterinário, largou os estudos e hoje é um dos streamersmais influentes de Portugal.
Adepto do CS:GO, ele afirma que preocupa mais com a parte didática do jogo: “Tenho um stream virado para a parte didática do jogo. Não jogo muito, quem manda no conteúdo são as pessoas que estão assistindo. Vejo elas jogar e as critico de forma construtiva ou mais incisiva. Juntos identificamos a mentalidade, o compromisso com o jogo, ou o tipo de desenvolvimento, porque um jogador que joga 50 horas tem objetivos diferentes de um que joga mil.”
Como os streamers arrecadam dinheiro no Twitch?
Os assinantes da Twitch, em boa parte dos casos, são a principal fonte de renda dos streamers. As pessoas podem se inscrever por US$ 5 por mês para obter benefícios exclusivos e usá-los no bate-papo de um streamer, por exemplo. Os maiores perfis da Twitch geralmente recebem uma fatia de 50% a 60% das assinaturas — o restante vai para a Twitch.
Tyler “Ninja” Blevins, ex-jogador profissional de Halo e um dos streamers mais populares, foi o primeiro a atingir a marca de 10 milhões de seguidores no Twitch. Segundo o próprio, sua renda mensal passa de US$ 500 mil por mês.
Muitas transmissões da Twitch são transmitidas em canais dos streamers no YouTube. E algumas delas geram mais 100.000 visualizações em único dia — que pode levar mais grana aos streamers. Ninja, por exemplo, tem mais de 16 milhões de inscritos no You Tube.
O fato é que a Twitch — comprado pela Amazon em 2014 — ainda é uma ferramenta relativamente nova e tem potencial para crescer ainda mais nesse segmento. A Newzoo, empresa que realiza pesquisas sobre a indústria de games, estima que, no primeiro trimestre de 2018, a Twitch e o concorrente YouTube Gaming acumularam impressionantes 2,5 bilhões de horas de exibição.
Com base nos dados apresentados acima, fica claro que a Twitch e plataformas do gênero, apesar de já terem muito destaque, ainda têm potencial para seguir em plena ascensão e gerar mais oportunidades de negócio aos streamers.
Deixe uma resposta